terça-feira, 10 de maio de 2011

Parceria Politec - SRE/AP continua...

Por Paulo Cosmo e Marcus Soares


Depois de muitas reuniões realizadas entre Secretaria da Receita Estadual do Amapá (SRE) e a Politec Global IT Services é com grande satisfação que anunciamos o sucesso da renovação do contrato entre as partes.

Desde 01 de abril de 2011 a POLITEC reafirmou seu compromisso de trabalho junto a Secretaria da Receita Estadual do Amapá, em resposta a solicitação oficial de renovação contratual originada no órgão, no sentido de preservar a continuidade dos serviços de manutenção do SIAT em vigor e avançar, agora, na efetiva implantação do novo Sistema de Administração Tributária na plataforma Java/WEB e migração de dados do sistema legado em Genexus/VB.

Nesse sentido, o NOVO SIAT representará o resultado de um trabalho conjunto, entra a alta gestão da SRE e a equipe de tecnologia da POLITEC, onde a legislação – parametrizável - será a guia para toda e qualquer atividade de manutenção das funcionalidades num sistema com tecnologia aderente aos sistemas nacionais e que atenderá a gestão fiscal estadual de maneira mais ampla, dinâmica, versátil e segura que o atual SIAT.

Este convívio profissional iniciado em 2008 e primeiro no Amapá da POLITEC, traz avanços significativos para ambos, pois garante à SRE a sobrevivência operacional do atual sistema até a implantação do NOVO SIAT, nesta data confirmada oficialmente e que demandará extenso trabalho para a POLITEC, a qual aproveita para manter seu nome em destaque no estado do Amapá enquanto procura expandir sua atuação em novos casos de sucesso regionais avançando também na liderança desse segmento.

Melhoria de performance Siat

Por Dionever Pacheco


A pedido da COTEC a Politec através da equipe GeneXus tem realizado estudos para melhoria na performance do atual do SIAT. A robustez do sistema, aliada a alta carga de requisições e rede deficitária, tem contribuído para o aumento da resposta da aplicação.

Os painéis principais, processamento e relatório têm demorado proporcionalmente ao volume de informações que estão sendo processadas. Corrobora com isto, que o desenho de alguns programas foi escrito com vistas a um volume menor de informações. Resultado: desempenho prejudicado.

Muitos relatórios e painéis dependem de informações que são montadas em tempo de execução. Assim, estamos realizando estudos no banco de dados em conjunto com a aplicação para tornar esta menos onerosa ao usuário do SIAT na espera de respostas. Em algumas partes do sistema a demora tem sido significante. Vários fatores contribuem, porém algumas medidas podem ser tomadas em nível de aplicação com o redesenho de alguns processos e vistas a agilidade das respostas.

Criação de índices de pesquisas em banco, limpeza de código de programas, desvios funcionais e reconsideração sobre a maneira que o SIAT tem tratada a informação tem sido o alvo da equipe da Politec.

Em alguns casos, com a simples inserção de alguns recursos aplicáveis com, por exemplo, índices de banco de dados têm demonstrado melhoras excelentes no tempo de resposta. Esperamos que com essas medidas transparentes ao usuário final, possamos tornar o SIAT um pouco mais ágil melhorando assim a qualidade do software atual.

Implantação do novo Siat

Por Osvaldo Pacheco


Com a confirmação da renovação do contrato com a Secretaria da Receita Estadual do Amapá, os trabalhos de implantação do novo software de Administração Tributária será iniciado a pleno vapor e a equipe Java da Politec-AP esta preparada para esse desafio.

Atualmente a equipe Java conta com um plantel de seis colaboradores, distribuídos em um líder de equipe, um Analista de Sistemas, três desenvolvedores e um testador. E tem a pretensão de fazer novas contratações para reforçar o time. Com a base da equipe montada o Politec pretende iniciar as adaptações dos três primeiros módulos no decorrer dos próximos três meses com base em um planejamento seguindo os conceitos do PMI.

O modulo de Segurança e Controle de Acesso (SEG), Cadastro (CAD) e Protocolo (PRO), esses três módulos são pré-requisitos na implantação dos demais. Os primeiros passos são: montagem do ambiente de desenvolvimento Java e configuração do Servidor de Aplicação JBoss, e na sequência iniciar os trabalhos de adaptação.

Serão três meses de muito trabalho e estudo, que marcará o inicio de uma transformação na área tecnologia da SRE.

Mundo Politec

Por Evandro Valente

POLITEC DESENVOLVE SISTEMAS PARA O MINISTÉRIO PÚBLICO EM GOIÁS

A Politec acaba de dar mais um grande passo rumo a excelência em serviços e sistemas para órgãos públicos. A empresa está produzindo três sistemas para o MP-GO: Zeus, Vertumno e o Sistema de Planejamento Institucional (SISPLAN), que irão facilitar e dar agilidade às ações do órgão. Os sistemas Zeus e SISPLAN (plano setorial), já estão funcionando. O Vertumno está em fase de implantação, e as outras versões do SISPLAN (plano operacional e projetos), estão em fase de homologação e concepção, respectivamente. (Fonte: Politec News Jan/Fev 2011).