terça-feira, 10 de maio de 2011

Melhoria de performance Siat

Por Dionever Pacheco


A pedido da COTEC a Politec através da equipe GeneXus tem realizado estudos para melhoria na performance do atual do SIAT. A robustez do sistema, aliada a alta carga de requisições e rede deficitária, tem contribuído para o aumento da resposta da aplicação.

Os painéis principais, processamento e relatório têm demorado proporcionalmente ao volume de informações que estão sendo processadas. Corrobora com isto, que o desenho de alguns programas foi escrito com vistas a um volume menor de informações. Resultado: desempenho prejudicado.

Muitos relatórios e painéis dependem de informações que são montadas em tempo de execução. Assim, estamos realizando estudos no banco de dados em conjunto com a aplicação para tornar esta menos onerosa ao usuário do SIAT na espera de respostas. Em algumas partes do sistema a demora tem sido significante. Vários fatores contribuem, porém algumas medidas podem ser tomadas em nível de aplicação com o redesenho de alguns processos e vistas a agilidade das respostas.

Criação de índices de pesquisas em banco, limpeza de código de programas, desvios funcionais e reconsideração sobre a maneira que o SIAT tem tratada a informação tem sido o alvo da equipe da Politec.

Em alguns casos, com a simples inserção de alguns recursos aplicáveis com, por exemplo, índices de banco de dados têm demonstrado melhoras excelentes no tempo de resposta. Esperamos que com essas medidas transparentes ao usuário final, possamos tornar o SIAT um pouco mais ágil melhorando assim a qualidade do software atual.

Nenhum comentário:

Postar um comentário