quarta-feira, 13 de julho de 2011

Depois da renovação contratual...

Por Paulos Cosmo

Desde a renovação contratual entre SRE e POLITEC em abril de 2011, o planejamento de implantação do SATE – Sistema de Arrecadação Tributária Estadual – anda em ritmo acelerado, com várias atividades executadas em paralelo. A conversão da base de dados informix para Oracle é uma delas.

A conversão do Informix utilizado no ATF/PB para o Oracle instalado na SRE, desde a implantação do SIAT, já está em curso e será responsável pela adequação daquele sistema à uma plataforma mais versátil, eficaz e contemporânea, mundialmente difundida e utilizada nos mais complexos sistemas, transformando o SATE numa aplicação ainda mais aderente as modernas tecnologias de mercado. Na SRE a equipe JAVA da POLITEC é a responsável por converter as linhas de código SQL original ao Informix para o padrão Oracle. Desenvolverá também, concomitantemente a este trabalho, a adequação dos layouts de telas, relatórios e demais itens visuais para a versão SRE/AP.

Noutra ponta, a equipe GENEXUS iniciou o plano de migração, outro item do planejamento de implantação do SATE, responsável pela identificação e documentação das tabelas, campos, conteúdos e suas inter-relações, dentro do atual SIAT, com vista a aproveitamento dos dados no SATE. Trata-se de uma ação trabalhosa, meticulosa e extremamente complexa que reconhecerá a incompatibilidade das bases de dados de ambos os sistemas e norteará a criação do FRAMEWORK que será desenvolvido para migrar para o SATE as informações verdadeiramente válidas no SIAT.

Para tudo isso funcionar, a adequação e disponibilização do parque computacional, também em transformação, está sendo preparada para atender toda essa nova carga tecnológica e ainda dar suporte ao SIAT em plena execução. Estamos trabalhando nisso também...

Mas lembremos que a renovação não abrange somente a implantação do SATE. Envolve também a manutenção do legado e nesse sentido a POLITEC já iniciou estudos para melhoria de desempenho do SIAT com vista a prolongar a vida útil do sistema até sua substituição definitiva. Algumas frentes foram abertas nesse sentido, dentre elas a que opera na continuidade da seriação numérica ininterrupta de documentos. Sem se esquecer que algumas demandas corretivas do SIAT ainda se farão necessárias para dar cabo das demandas da SRE enquanto a nova aplicação não entra em operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário