sexta-feira, 8 de abril de 2011

Código de Barras

Por Wellington Vieira

O código de barras surgiu nos Estados Unidos, em 1970, com a finalidade de agilizar o processo de pagamento nos estabelecimentos comerciais e, com isso, reduzir as tão incômodas filas. Ele é uma representação gráfica de dados que podem ser numéricos ou alfanuméricos dependendo do tipo de código de barras utilizado.

A decodificação (leitura) dos dados é realizada por um equipamento chamado "scanner" que emite um raio vermelho que percorre todas as barras. Onde a barra for escura a luz é absorvida, e, onde a barra for clara (espaços) a luz é refletida novamente para o “scanner” reconhecendo os dados que ali estão representados.
Os dados capturados nesta leitura são compreendidos pelo computador, que por sua vez converte-os em letras ou números humano-legíveis.

Os códigos de barras dividem-se em dois grupos: os códigos de barras numéricos e os alfanuméricos (sendo os alfanuméricos capazes de representar números, letras e caracteres de função especial ao mesmo tempo). Os códigos de barras são diferenciados entre si pelas regras de simbologia. Cada simbologia trata como os dados serão codificados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário