Por Luciane Parucker
Administrar o tempo é uma habilidade essencial. Ferramentas como e-mail, celular, internet, podem ser aliadas ou vilãs, pois acabam interrompendo o ritmo e diminuindo a produtividade. A gestão do tempo não funciona do dia para a noite. É preciso persistência e aplicação. Não é apenas a criação de um hábito, é mais do que isso, é mudar um modelo mental de como você organiza seu dia-a-dia. Podemos iniciar esta mudança com pequenas atitudes.
O que fazemos com nosso tempo? Utilizamos diariamente ferramentas como e-mail, celular, internet. Vamos conferir se fazemos bom uso delas?
E-MAIL: Errado Tempo de leitura de e-mails (não temos foco nos textos, muito tempo dedicado a leitura); Aviso de novos e-mails ativado (a cada nova mensagem temos necessidade de ler); Caixa de entrada cheia dá a sensação de que as tarefas não são executadas. Correto Defina horários durante o dia para ler seus e-mails. Desligue o aviso de recebimento de novas mensagens. Trate assuntos complexos por telefone ou pessoalmente. A capacidade de fala é mais rápida que a de escrita. Escreva e-mails objetivos. Deixe na caixa de entrada apenas itens em execução. Ao ler e-mails, resolva o que der e o resto delegue, transforme em tarefas, compromissos ou contatos. Crie pastas personalizadas para não perder tempo atrás de informações específicas.
INTERNET (SITES, CHAT’S): Errado É fácil pular de link em link e perder o foco; mensagem instantânea interrompe as tarefas a todo o momento. Correto Deixe a navegação de “lazer” para horários de pausa no trabalho; Tenha um objetivo claro ao fazer pesquisas; Durante o expediente, use chat’s apenas para fim corporativo e o acesse para conversas rápidas e para adquirir informações simples.
TELEFONES: Errado Tiram a atenção e consomem tempo; interrompem e tiram a concentração de uma tarefa; no meio de uma reunião pode ser visto como falta de educação.
Correto Anote e reserve um tempo na agenda para retornar as ligações. Mantenha o foco da conversa. Em reuniões ou compromissos mais formais, deixe o celular no modo silencioso ou desligado.
Outros vilões: Reuniões, cafézinhos e conversas no corredor, interrupções na mesa de trabalho. Em resumo: Planejamento e disciplina são as chaves para o uso adequado do tempo, use o bom senso! Lembre, o tempo é igual para todos. Transforme vilões em aliados!
Fonte:http://vocesa.abril.com.br/desenvolva-sua-carreira/materia/viloes-tempo-580128.shtml