Criptografia é o ato de codificar dados em informações, através de formula matemática, para que pessoas não possam ter acesso às informações cifradas.
O método mais difundido utiliza a técnica de (chave publica / chave privada) que consiste em gerar duas chaves, uma publica e outra privada, na qual a primeira pode ser de conhecimento de qualquer pessoa, porém a chave privada somente pode ser conhecida pelo destinatário para descriptografar as informações, ou seja, “abrir” os dados aparentemente sem sentido.
O fato é que a partir da chave publica, é impossível descriptografar as informações e tampouco descobrir qual a chave privada. Especialistas estimam que, para alguém conseguir quebrar uma criptografia usando chaves de 64 bits, na base da tentativa-e-erro, levaria cerca de 100.000 anos.
Em setembro passado, um site chamado Distributed.net conseguiu vencer um concurso promovido pela RSA Security, para o primeiro que conseguisse quebrar sua criptografia de 64 bits. O site só conseguiu quebrar essa senha porque ele solicitou que interessados que quisessem colaborar com esse desafio, rodassem em seu micro parte do processo de tentativa-e-erro, baixando um pequeno programa existente no site deles. No total, foram 300.000 pessoas colaborando com esse projeto ao longo de 5 anos.
Imagine se fosse uma chave de 128 bits, atualmente uma realidade já em uso. Especialistas estão cada vez mais empenhados em criar sistemas de criptografia ainda mais seguros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário