Por Dionever Pacheco Pereira
O trabalho preliminar de planejamento do NOVO SIAT já foi iniciado e está sendo discutido internamente pela equipe técnica da Politec, visto que a estrutura deste novo sistema – complexo - contará com dez módulos: Segurança, Cadastro, Arrecadação, Fiscalização, Declarações, Dívida Ativa, Legislação, Processo Administrativo Tributário, Protocolo e Cobrança, com suas informações distribuídas em 1.300 tabelas de banco de dados e uma quantidade ainda maior de funcionalidades.
A equipe de planejamento conta com o coordenador do projeto, administrador de banco de dados, analista de negócios, analista de sistemas Java e analista de sistemas Genexus. Nas reuniões são levantados todos os pontos pertinentes a implantação do novo modelo de sistema tributário, bem como todo o esforço e recurso necessário a cada atividade. Esta etapa de discussões é muito importante na fase de planejamento, uma vez que se pretende visualizar o projeto como num todo. A experiência dos membros da equipe tem enriquecido as reuniões e colocado todo o conhecimento de cada um a disposição do que o projeto requer.
Atenção especial se dará ao plano de migração que será o ponto crucial do sucesso de implantação do novo SIAT. O plano visa aproveitar ao máximo as informações existentes no banco de dados atual de forma a minimizar o impacto com repetição e digitação de informações pós-implantação. Para tanto, a proposta é confeccionar uma espécie de FrameWork de migração com todas as regras pertinentes a carga e tratamento das informações constantes atualmente no SIAT. Estão sendo planejadas também reuniões com a SRE para acompanhamento dos trabalhos e customizações necessárias, a fim de tornar a implantação mais próxima possível da realidade do Estado do Amapá.
Ao final espera-se um sistema robusto e com coesão de dados, distribuídos em 10 módulos e 1.300 tabelas de banco de dados, repetindo o sucesso que a Politec obteve na implantação de um sistema semelhante junto a Secretaria da Receita Estadual do Estado da Paraíba.
Nenhum comentário:
Postar um comentário