Inicialmente batizada como Adelantado de Neuva Andaluzia em 1544, pelo então Rei da Espanha, mais tarde passou à São José de Macapá, uma variação - em tupi - de “macapaba” ou “lugar de muitas bacabas”, uma árvore típica da região. Erguida a partir de um destacamento militar em 1738, vinte anos depois, no dia 4 de fevereiro, o Governador do Grão-Pará Francisco Xavier de Mendonça Furtado, com a missão de demarcar fronteiras na região Amazônica, através do tratado de Madri de 1750, acabou por fundar Macapá, habitada originalmente por casais de açorianos. Pouco mais de duzentos anos depois, em 1943, Macapá passou a ser então capital do Território do Amapá, o qual só ganharia status de estado em 1988. Passados séculos de conduções geopolíticas excludentes, muitos ainda são os problemas a serem infrentados, grandes os desafios a ultrapassar e inúmeras as limitações sócio-econômicas a serem vencidas com o objetivo de consolidar verdadeiramente o desenvolvimento humano na única capital brasileira com endereço internacional imponente: floresta Amazônica, no cruzamento da Linha do Equador com o Rio Amazonas.
segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011
Tecnologia a serviço da melhoria na arrecadação tributária
Por Paulo Cosmo
Crescimento econômico, ampliação do número e/ou eficiência do quadro de fiscais, refinamento na verificação de conformidade dos abatimentos (créditos) reclamados pela empresas no cálculo do ICMS, aumento e/ou criação de tributos e melhor ação da máquina pública, no que tange o fomento de novas fontes de receitas, são alguns dos fatores que contribuem para o aumento da arrecadação tributária em todas as esferas governametais. No entanto, um tópico em particular vem ampliando os índices de melhoria da arrecadação, facilitando a vida do contribuinte, otimizando a máquinha administrativa e potencializando o desempenho funcional dos agentes públicos: o uso da tecnologia para armazenamento e cruzamento de informações tributárias.
Tecnologias da Informação e Comunicação, desde que bem modeladas, desenvolvidas e implantadas, oportunizam melhor fluxo de pagamentos e maior racionalização e qualidade da informação, uma vez que - enquanto instrumentos importantes para a modernização da gestão tributária e combate a sonegação - permitem acompanhar com maior eficácia, eficiência e agilidade as operações realizadas pelas empresas e, assim, detectar falhas e operações concluídas sem amparo legal, bem como identificar suas movimentações econômico-fiscais e o cumprimento de suas respectivas obrigações tributárias. A automatização de processos estruturados serve também como mola propulsora para melhoria no desempenho funcional dos agentes tributários, pois desonera suas atividades manuais de funcionalidades de gestão e controle.
Tendência dos serviços públicos na WEB
Por Dionever Pereira
Durante a década passada e esta que se inicia, houve uma migração significativa de serviços públicos disponíveis pela internet. A disponibilização destes serviços obedece ao binômio facilidade e necessidade. Diferentemente de outros segmentos, os órgãos públicos não vendem um produto. Eles prestam um serviço a todo cidadão que busca no Estado as soluções para as regras criadas numa sociedade moderna. Tal prestação de serviço durante anos venha sido questionada pelo excesso de burocratização da máquina Estatal. A necessidade de comparecimentos aos órgãos públicos, aliada a obedecer um fluxo de trâmite de processos internos, tornou o Estado um ente pouco atraente mas indubitavelmente necessário. A informática facilitou muito o acesso do cidadão aos serviços públicos. Como exemplo de inovação, a Receita Federal foi um dos primeiros órgãos a disponibilizar a Declaração Anual do Imposto de Renda via Internet. Outros órgãos vieram a reboque desta idéia. Vemos hoje Estados em que é possível, por exemplo, acessar a delegacia virtual e criar o próprio Boletim de Ocorrência. As provas teóricas do DETRAN já não são mais corrigidas por avaliadores e sim por computadores. O resultado é instantâneo. O sistema eleitoral brasileiro conseguiu a façanha de ter mais de 90% do escrutínio realizado de forma informatizada. Esta é a tendência. Assim, marcação de consultas médicas, solicitação de vistorias, pagamento de tributos, pedidos de licenças e até solicitação de cópias de documentos públicos estão hoje na Internet a qualquer cidadão que tenha acesso a rede. Não há o que inventar. Dentre as melhorias na prestação do serviço público, o grande avanço passa por automatizar tudo aquilo que puder ser automatizado. Na Policia Federal, até agendamento de comparecimento para confecção do passaporte, que não é a atividade fim (emissão do passaporte), hoje já esta informatizada. Isso transfere algumas atividades que necessitariam de um servidor para o próprio cidadão que precisa da prestação do serviço. É uma via de mão dupla. A necessidade de se ter o serviço com a contrapartida da facilidade em obte-lo. Todos colaboram. Todos saem ganhando.
Rotary Internacional, 106 anos à Serviço da Humanidade
Por Evandro Valente
O Rotary International foi a primeira organização de clubes prestadores de serviços a ser criada. Fundado em 23 de fevereiro de 1905 com apenas 4 sócios tranformou-se em um gigante com mais de 1,2 milhão de empresários, profissionais e líderes comunitários. Os sócios dos Rotary Clubs, conhecidos como rotarianos, prestam serviços humanitários, enfatizam altos padrões éticos em suas profissões e ajudam a promover a boa vontade e a paz mundial. Há mais de 33.000 Rotary Clubs em mais de 200 países e áreas geográficas, os quais constituem entidades apolíticas, não religiosas e abertos a pessoas de todas as culturas, raças e credos. O principal objetivo do Rotary, o qual está refletido em seu lema Dar de Si Antes de Pensar em Si, é servir — na comunidade, no local de trabalho e em todo o mundo. Os rotarianos desenvolvem projetos comunitários, que visam tratar de assuntos atuais e de extrema importância, entre eles crianças em situação de risco, pobreza e fome, preservação do meio ambiente, analfabetismo e violência. Além disso, eles apóiam iniciativas pró-juventude, promovem o desenvolvimento profissional e patrocinam oportunidades educacionais e intercâmbio para estudantes, professores e outros profissionais. Em parceria com a UNICEF, OMS e a CDC o Rotary já vacinou mais de 2 milhões de crianças contra a Pólio e reduziu a incidência global da doença em 99%.
Rotary No Amapá
RC Macapá – 8127-0192 / RC Macapá Norte – 9151-0137
RC Macapá Sul – 8128-7459 / RC Santana – 8112-6515. Contacte-nos para maiores informações.
Mundo Politec
Por Evandro Valente
Desde o dia 03 de Novembro, as atividades da Central de Atendimento da Caixa Econômica Federal em Fortaleza estão sob a gestão da Politec.
A Politec, que já tem expertise e certificação Probare neste segmento em Salvador e em Sergipe, opera na capital cearense com mais de 530 profissionais, dentre eles, operadores, supervisores, monitores, auditores, coordenadores e gerentes de operações. Eles atuarão no atendimento às solicitações de suporte operacional e tecnológico aos produtos, serviços e sistemas da Caixa.
O projeto com duração de dois anos, podendo ser renovado pelo mesmo período, contempla os serviços operacionais de atendimento, por meio de canais multimídias para a central regional de atendimento em teleserviços em Fortaleza.
A Politec será responsável pela prestação de informações e vendas de produtos Caixa.
Fonte: Politec News novembro/Dezembro 2010.
Pagamento Via Celular
Por Pamela Maia
A tecnologia através de pagamento móvel pode funcionar de duas maneiras. A primeira é de celular para celular. Pra que a transação seja realizada, o comprador e o vendedor (ou prestador de serviço) devem possuir o telefone com um chip contendo o sistema de pagamentos. Nesta modalidade, o pagamento é feito por mensagem de celular. O vendedor registra a transação no software. Em seguida, o consumidor recebe uma mensagem de texto em que ele consegue visualizar o nome do estabelecimento, o número de seu celular, o valor da operação e a forma de pagamento, que poderá ser parcelado. Para autorizar a transação, o cliente deve digitar uma senha. A segunda forma de pagamento móvel é do celular para o terminal. Neste caso, o vendedor digita os dados da venda e o número do celular. O cliente vai receber uma mensagem e precisa responder com a sua senha.
Nos dois casos, os pagamentos também podem ser feitos à distância, desde que o estabelecimento e o consumidor autorizem a transação.
O pagamento via telefone móvel pode ser usado com base na tecnologia Nead Field Communication (NFC), que se trata de comunicação por campo de curta distância. Neste tipo de comunicação, os dispositivos ativam o sistema apenas com a proximidade dos terminais. Com a tecnologia NFC é possível estabelecer a ligação sem fios entre dois dispositivos para a troca de dados e de serviços de acesso. Ela permite que cartões de crédito, débito, vales transporte e refeição sejam integrados ao celular. Para fazer o pagamento, basta que o consumidor aproxime o aparelho de um terminal com essa tecnologia. A obrigatoriedade de que os dispositivos estejam muito próximos, para que a conexão seja mantida, é vantajosa. A primeira vantagem é a segurança: não há como capturar os dados transmitidos. A segunda é a facilidade de operar o sistema. Senhas, configurações, ajustes, tudo isso é dispensável: se você quer que dois dispositivos se comuniquem via NFC, simplesmente encoste um no outro. A conexão será fechada automaticamente, sem necessidade de intervenção do usuário.
Sistemas de Segurança para sites E-Commerce
Por Marcus Soares
Muitas empresas já deram conta de que, mesmo em meio à crise econômica mundial, investir na infraestrutura tecnológica resulta em mais bônus do que ônus. Muitas empresas acreditam que é preciso aproveitar o bom momento do comércio eletrônico. Mas o que são sites e-commerce? Se você já fez algum tipo de compra na internet acabou usando dos serviços de um site e-commerce, que nada mais é do que empresas que vendem seus produtos no ambiente virtual para maior comodidade do cliente, e ao mesmo tempo ampliar o seu mercado. Nem tudo é comodidade, ao mesmo tempo em que a tecnologia te da asas, ela também te coloca em risco, um exemplo são os milhares de ladrões virtuais que ficam horas no monitoramento de sites e-commerce para roubar senha e contas de clientes que efetuam suas compras tranquilamente. Por este motivo, muitas empresas de TI resolveram desenvolver sistemas de segurança para sites e-commerce, tais sistemas cuidam da integridade das informações que circulam no site, dentre tais informações estão as que você repassa para efetuar uma transação de compra, por exemplo, dados pessoais, senhas de cartão de crédito, número da conta, são informações perfeitas para ladrões virtuais. A empresa E-Bit (http://www.ebit.com.br/) é uma das grandes no ramo da segurança digital, presta serviços para grandes empresas como Carrefour, Livraria Saraiva, Magazine Luiza etc. Mas como funcionam esses sistemas? A regra geral é, funcionar como ume espécie de anti-vírus bloqueando todos os acessos mal-intencionados a estrutura do site, desta forma, garantindo que se os ladrões virtuais não conseguem acessar as informações da página, conseqüentemente os dados do cliente não serão capturados. Na hora da compra virtual, é muito importante que seja verificado se o site que você está comprando possui o serviço de segurança adequado e de qualidade. Geralmente os sites exibem na sua página principal as logomarcas dos serviços de segurança.
Assinar:
Postagens (Atom)