A tecnologia através de pagamento móvel pode funcionar de duas maneiras. A primeira é de celular para celular. Pra que a transação seja realizada, o comprador e o vendedor (ou prestador de serviço) devem possuir o telefone com um chip contendo o sistema de pagamentos. Nesta modalidade, o pagamento é feito por mensagem de celular. O vendedor registra a transação no software. Em seguida, o consumidor recebe uma mensagem de texto em que ele consegue visualizar o nome do estabelecimento, o número de seu celular, o valor da operação e a forma de pagamento, que poderá ser parcelado. Para autorizar a transação, o cliente deve digitar uma senha. A segunda forma de pagamento móvel é do celular para o terminal. Neste caso, o vendedor digita os dados da venda e o número do celular. O cliente vai receber uma mensagem e precisa responder com a sua senha.
Nos dois casos, os pagamentos também podem ser feitos à distância, desde que o estabelecimento e o consumidor autorizem a transação.
O pagamento via telefone móvel pode ser usado com base na tecnologia Nead Field Communication (NFC), que se trata de comunicação por campo de curta distância. Neste tipo de comunicação, os dispositivos ativam o sistema apenas com a proximidade dos terminais. Com a tecnologia NFC é possível estabelecer a ligação sem fios entre dois dispositivos para a troca de dados e de serviços de acesso. Ela permite que cartões de crédito, débito, vales transporte e refeição sejam integrados ao celular. Para fazer o pagamento, basta que o consumidor aproxime o aparelho de um terminal com essa tecnologia. A obrigatoriedade de que os dispositivos estejam muito próximos, para que a conexão seja mantida, é vantajosa. A primeira vantagem é a segurança: não há como capturar os dados transmitidos. A segunda é a facilidade de operar o sistema. Senhas, configurações, ajustes, tudo isso é dispensável: se você quer que dois dispositivos se comuniquem via NFC, simplesmente encoste um no outro. A conexão será fechada automaticamente, sem necessidade de intervenção do usuário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário