Por Luciane Parucker
Melhoria na gestão do serviço público com transparência e eficiência. O acompanhamento para avaliação de desempenho e melhorias nos processos como estratégia organizacional.
A Governança e a transparência são alguns dos aliados importantes para a apresentação de bons resultados de prestação de serviços ao cidadão. A busca por melhorias na capacidade de agir, formular e implementar suas políticas públicas com eficiência se dá em aplicar as melhores práticas para a gestão, definição de estratégias e visão de negócios.
A Governança de TI está subordinada às diretrizes da Governança Corporativa, medindo e justificando a área de tecnologia de forma semelhante a outras áreas da organização. Esta deve estar extremamante alinhada e orientada ao negócio das corporações.
Para a transparência, através da visão estratégica, os gestores definem o conjunto de indicadores mais significativos para medir o desempenho da organização. Com isto, buscam a mensuração de desempenho e a divulgação dos resultados. É normal evidenciar sempre o bom desempenho, já que, afinal, todos serão avaliados individualmente, socialmente e institucionalmente por isso. O importante é que todos estejam comprometidos com os resultados. A visão estratégica deve ser compartilhada e seguida, através de um processo colaborativo construir – juntos - uma visão compartilhada. O aprendizado em equipe está embutido no treino cotidiano, o que conseqüentemente levará à vitória no campeonato.
Características da "boa governança":
- Participação
- Estado de direito
- Transparência
- Responsabilidade
- Orientação por consenso
- Igualdade e inclusividade
- Efetividade e eficiência
- Prestação de contas (accountability)
O trabalho de revisão dos indicadores é uma das ações da SRE para a transparência sobre seu desempenho.
Nenhum comentário:
Postar um comentário