Por Dionever Pereira
Iphone, Ipod, Ipad, Andróide, Nokia. Você ainda vai ter um! Em Setembro deste ano, Nicolas Jodal, Vice Presidente da Artech, encerrou o XX Encontro Genexus fazendo um breve histórico do que representará a presença de dispositivos móveis em nossas vidas. A geração dos Smart Devices chegou para ficar e essa onda certamente sacudirá o mercado para futuras prospecções tecnológicas.
A dinâmica no mundo da informática é algo que não podemos negar. Do dia para a noite, surgem idéias e soluções que ao longo dos anos se firmam como uma realidade absoluta ou se perdem como um modismo passageiro. Dentre essas realidades absolutas, podemos afirmar que nos últimos 20 anos, duas delas se perpetuaram: o surgimento do PC e a internet. O PC possibilitou acesso fácil a computadores que antes só se assistia em filmes de ficção científica. A internet por sua vez, conseguiu conectar todos estes numa grande rede virtual sem limites e fronteiras. A disseminação dessas duas coisas, já é realidade até em sala de aula, com professores e alunos já equipados com notebooks e podendo usufruir da interatividade que a tecnologia oferece. Os notebooks que na década passada eram luxo de executivos de grandes empresas, hoje estão disponíveis em lojas de eletrodomésticos com preços a perder de vista equiparando-se ao preço de computadores de mesa. Embora com grande portabilidade, os notebooks já não são mais sinônimo de praticidade.
Entramos agora na era dos Smart Devices. Smart Devices (Pequenos Dispositivos) são todos aqueles aparelhos que possuem capacidade de conexão e processamento de informação, num dispositivo móvel pequeno. Entram nessa categoria os celulares, Ipad, Ipod, Iphone, etc... Ao que parece, colocar informação e conexão na palma da mão será a terceira grande onda que sofrerá a area de Tecnologia. Em setembro passado, fomos agraciados no XX Encontro de usuário GeneXus em Montevidéu no Uruguai com a grata notícia que a ferramenta GeneXus está investindo pesado em seus geradores para Iphone, BlackBerry, Nokia e Andróide como forma de não ficar de fora desta nova onda. Quando Nicolas Jodal, Vice Presidente da Artech, em sua palestra, inesperadamente perguntou para a platéia o que tinha acontecido em janeiro de 2007, muitos responderam que foi o lançamento do Iphone. E por que alguns sabiam? Simplesmente porque Nicolas tinha há alguns minutos antes, postado esta informação no Twitter, possibilitando assim, o acesso por este público que possuia seus dispositivos móveis no salão de convenções.
Nenhum comentário:
Postar um comentário