terça-feira, 19 de outubro de 2010

Biometria na Urna Eletrônica

Por Pâmela Maia

A biometria é uma tecnologia que permite identificar uma pessoa por suas características biológicas únicas, ou seja, elementos corporais que tenham diferenças particulares como a íris, a retina, a impressão digital, a voz, o formato do rosto e o formato da mão.

A Justiça Eleitoral passou a utilizar essa tecnologia para identificar os eleitores por meio da impressão digital na hora da votação. Em 2008, a tecnologia foi utilizada pela primeira vez nas eleições municipais como projeto piloto somente em três municípios. Nesta eleição de 2010, os eleitores de 51 municípios espalhados pelo Brasil, totalizando 1.122.886, também foram identificados pelas impressões digitais. O município de Ferreira Gomes é o primeiro no Amapá a usar a nova tecnologia.

No novo sistema, o votante é identificado por sua impressão digital e sua fotografia. Esta última é reproduzida na folha de votação que será manuseada pelo mesário. Será suficiente o simples registro da digital para o próprio eleitor liberar a urna para o voto. Seu uso é completamente seguro, pois as impressões digitais são únicas, eliminado possibilidades de erro de identificação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário