quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Equinócio no Marco Zero


Nos últimos anos, cada vez com maior intensidade e diversificação cultural, o Estado do Amapá realiza uma série de atividades comemorativas no Monumento Marco Zero do Equador, em razão da transposição do Sol entre os dois hemisférios, duas vezes ao ano, momento denominado pelos Astrônomos de Equinócio. Em março e setembro, dezenas de pessoas se reúnem no Monumento para contemplar visualmente a projeção luminosa que o sol imprime na linha do equador, através da passagem de seus raios pelo obelisco do Monumento. Dia 23 de setembro está chegando e isso poderá ser melhor observado. 


A palavra Equinócio, deriva do latim (aequinoctium) e significa “noite igual”. Refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. Astronomicamente isto se dá quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde o Sol parece estar situado exatamente na intersecção  do círculo do Equador Celeste com o círculo da Eclíptica.

Durante nosso calendário anual, o Sol transpassa a Linha do Equador em dois períodos distintos, delimitados pelo intervalo de seis meses. O Equinócio Vernal (21/03) assinala a entrada da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Para os Astrólogos marca o início do Zodíaco, com a entrada do Sol no Signo de Áries. É quando o Sol, passa do hemisfério sul para o hemisfério norte. Já o Equinócio Outonal (23/09), marca a entrada do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul, chamado também de “Ponto de Libra” para os Astrólogos, instante em que o Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul.

Por falar em Marco Zero, cabe uma pequena lembrança de como era a referência a Linha do Equador, antes da construção do Monumento do Marco Zero. Como pode ser observado na imagem a seguir, a marcação da linha do equador acontecia em nível com a rua, na rotatória que hoje está incorporada a área do Monumento.

 

E já que o assunto é equinócio, não poderíamos deixar de apresentar o solstício. A Palavra Solstício deriva do latim, sol + sistere (solstitium), que significa parado, imobilizado. Está associada à idéia de que o Sol estaria como que estacionário. Marca a época do ano em que o Sol, no seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o máximo afastamento angular do Equador.

É considerado Solstício de Verão (22/06) no hemisfério norte e de inverno no hemisfério sul, quando o Sol ingressa a 0º do Signo de Câncer, momento que o Sol alcança sua máxima declinação norte, 23º27'. No dia do Solstício de Inverno (21/12) no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul, marca a entrada do Sol no Signo de Capricórnio, momento que o Sol alcança sua máxima declinação sul, 23º27'. O Sol “imobiliza” seu movimento para o sentido norte e começa a dirigir-se na direção do hemisfério sul.

Vale lembrar que como as estações do ano são opostas nos dois hemisférios, as denominações se invertem. E também, que poderá haver variação de um ou dois dias nas datas descritas. Observe o quadro a seguir e conheça o equinócio e solstício:


Independências


Neste setembro de históricas libertações político-administrativas de uma nação, a POLITEC comemora a Independência do Brasil e parabeniza o povo do Amapá pela preservação da memória de sua transformação em Território Federal em 13 de setembro de 1943. “Eia povo destemido deste rincão brasileiro, seja sempre teu grito partido de leal coração altaneiro. Eia povo herói, varonil, descendente da raça guerreira, ergue forte, leal, sobranceira a grandeza de nosso Brasil. Salve rico o torrão do Amapá, solo fértil de imensos tesouros, os teus filhos, alegres, confiam, num futuro repleto de louros”.

Morte Binária

Para definição do tempo de vida de um sistema existem muitas variantes que, combinadas entre si, aceleram ou retardam o anúncio de final da vida útil de uma aplicação. Tecnologias obsoletas, bugs no código, mudanças administrativas e infra-estrutura inadequada são os principais fatores para definição da data do epitáfio.


Muitas empresas apostam no fim de aplicações com arquiteturas cliente / servidor e anunciam que tudo que é novo deve ser construído em .NET ou Java. As estratégias de migração de um sistema devem ser avaliadas com base num plano de negócios, onde é feito um estudo a respeito do custo/benefício das mudanças, seja ela de atualização do sistema ou migração para nova tecnologia.


Este gráfico, extraído da revista "Programmers Paradise", demonstra-nos que a maioria das migrações iniciam-se entre 5 e 6 anos de vida. Antes deste tempo, provavelmente existem relatos de problemas de negócios ou arquitetura indevida aos requisitos exigidos. Depois deste tempo, observasse o início dos "fantasmas comercias", como por exemplo, os argumentos de que os clientes exigem que sua solução funcione na Web ou tenha recursos gráficos avançados. Em todo o caso, três marcos são importantes: A escolha da nova tecnologia, estudo sobre a escolha tecnológica e a decisão de migrar ou não para a nova tecnologia. Deve-se concentrar nos objetivos que a empresa queira atingir, a fim de tomar a decisão mais acertada em cada caso.

PMI no Projeto Amapá

Com vistas à futura promoção de melhorias no gerenciamento do Projeto Amapá, a equipe Politec vem desenvolvendo em conjunto com servidores da COTEC/SRE - desde maio de 2010 - um memorial de planejamento a ser executado no projeto com práticas do PMBOK.

Da esquerda para a direita: Carlos Clayton (SRE), Marcos Soares (Politec), Paulo Cosmo (Politec), Osvaldo Pacheco (Politec), Pamela Maia (Politec), Evandro Valente, (Politec), Luciane Parucker (Politec), Alexandre Sousa (politec), Lielson Bacelar (SRE), Dionever Pereira (politec), Fernando Vieira (politec), Larissa Lobato (Politec) e Debora Homobono (SRE). Foto Wellington (Politec) 



Com vistas à futura promoção de melhorias no gerenciamento do Projeto Amapá, a equipe Politec vem organizando, desde maio de 2010, um documento de planejamento com práticas do PMBOK, em conjunto com servidores da COTEC/SRE.

Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos.

O PMI tem como objetivo promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações da área.

O PMI também edita o Project Management Body os Knowledge (PMBOK) e oferece diversas certificações. O PMBOK é um conjunto de práticas em gestão de projetos ou gerência de projetos, publicado pelo Project Management Institute (PMI).

Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Guia PMBOK.

O guia é baseado em processos e subprocessos para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto.  Os processos descritos se relacionam e interagem durante a condução do trabalho e a descrição de cada um deles é feita em termos de Entradas (documentos, planos, desenhos etc.), Ferramentas e técnicas (aplicadas as entradas) e Saídas (documentos, produtos etc.).

A versão 2004 do guia cita 44 processos agrupados em cinco grupos e nove áreas de conhecimento ou dimensões de atuação no projeto, representadas em Gerências de: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos e finalmente, Aquisições.


Ligados por dois rios


Equipe Macapá vai a Montevidéu para beber Genexus direto na fonte.Munidos de muita força de vontade e boa dose de disposição para cruzar o Brasil de norte a sul - com o objetivo de atravessar a fronteira brasileira rumo à capital uruguaia - uma delegação da Politec Amapá embarcou numa viagem do conhecimento, rumo ao berço da história do Genexus, para beber um pouco mais dessa tecnologia direto na fonte.  Montevidéu – capital do Uruguai - acolheu mais uma vez o Encontro anual de Genexus, já na sua 20ª Edição. Vários países também estiveram presentes. O Projeto Amapá não poderia deixar de participar da saga "From Amazon River to River Plate".


Não existem fronteiras para o conhecimento. Custeados com recursos próprios e apoiados pela Politec Amapá na liberação de suas jornadas de trabalho, os colaboradores Paulo Cosmo (45), Dionever Pereira (39), Marcus Soares (27) e Wellington Vieira (23) cruzaram a ponte aérea entre os dois rios e marcaram presença no XXGX – 20º Encontro de Genexus em Montevidéu/ Uruguai, de 13 a 15 de setembro.

 
Na bagagem - além de roupa suja - trouxeram informações acerca de inovações já presentes nos novos produtos e conhecimento sobre tendências que farão parte do Mundo Fashion Genexus.

O XXGX Encontro contou com a presença de 24 países representados por mais de 3300 interessados, que interagiram nas pouco mais de 150 atividades temáticas, a maior parte delas relacionados com os avanços do GeneXus, sua relação com as tecnologias futuras e os caminhos a percorrer para manter a posição de vanguarda, dentre eles os smart devices. Mas o aspecto tecnológico não foi exclusivo, uma vez que a agenda se completou com conferências direcionadas ao mundo dos negócios, assim como outras voltadas para estratégia, gestão e marketing. Dentre os temas livres, especial destaque para a abordagem da Tecnologia Verde, um assunto já discutido internamente na Politec Amapá Solidária, com vistas a proposta de plantio de árvores na orla de Macapá a fim de compensar as emissões de carbono resultantes de uso tecnológico no Projeto Amapá.

Metodologias Ágeis


Um das grandes temáticas que se apresenta no desenvolvimento de software é o resultado esperado, em detrimento do esforço despendido de equipes para solucionar demandas na construção de sistemas de informática. A pergunta que sempre fazemos é: desenvolvimento direcionado a processos ou a pessoas? No primeiro, o foco é seguir etapas e padrões pré-definidos, moldando as pessoas à diretiva do projeto. Já no segundo, se repassa a equipe o resultado esperado e ela mesma define qual o melhor caminho a ser trilhado para atingir o resultado aplicando conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Metodologias ágeis são assim.

Métodos aplicados ao desenvolvimento de software com foco único no resultado final, através do menor caminho possível com a potencialização da atividade em equipe. Para ser realmente ágil, a metodologia aplicada deve aceitar a mudança, ao invés de prever o futuro. As características comuns das metodologias são: comunicação forte, desenvolvimento interativo e incremental, redução de produtos intermediários com a ausência de documentação extensiva, valorização do trabalho em equipe e finalmente a manutenção da qualidade a qualquer preço.

Nem todos os projetos comportam a aplicação de 100% da metodologia ágil, porém pode-se sim utilizar-se dela para acelerar a construção do produto, funcionando como uma espécie de “framework” do projeto. Ainda não temos uma massa significativa de projetos utilizando métodos ágeis, o que dificulta muito a comprovação de sua eficácia, mas o que temos vivido na prática nos demonstra que os resultados são animadores.

Eleições 2010

“A primeira arma de todo o cidadão Brasileiro”, segundo Rui Barbosa, é o seu voto, o qual deve ser utilizado em condições de liberdade total, pois na inexistência da mesma não há voto legítimo. O voto também é poder, pois é o verbo mais vigoroso de todo o cidadão, é a maneira de gritar e fazer com que a democracia representativa exista. Entre a liberdade do cidadão e a sua manifestação pelo voto, existem obstáculos (fraudes, corrupções, favorecimentos ilícitos) suficientes para mudar o curso da vontade, macular e não preservar o que se quer nele (voto) expressar.

No processo eletivo que se aproxima, seja consciente e escolha para si próprio, o melhor candidato – se isso for possível - a quem você outorgará uma representatividade nos vários níveis políticos. Expresse sua vontade livremente, utilize essa ferramenta de poderosa transformação de maneira consciente, clara e objetiva. Não esqueça! Essa será a única vez que você será ouvido durante os próximos quatro anos.

Boas Práticas com Sality

Atualmente, o já conhecido Vírus Sality foi considerado a pior ameaça virtual vagando pela internet, pois é um vírus que infecta todos os executáveis de um computador, incluindo seu próprio sistema operacional, o que, na prática, pode causar perdas irreparáveis inesperadamente.

O Sality faz com que a maioria dos antivírus reconheça os arquivos executáveis do computador como uma ameaça e os exclua como prevenção. Muitos antivírus não conseguem remover esta ameaça, pois alguns apenas o detectam apagando o EXE infectado, e poucos conseguem desinfectar os arquivos, fazendo com que a disseminação só aumente.

Uma solução encontrada para eliminar a praga é manter atualizados, além da cópia original do seu sistema operacional, os packs de correção. A Microsoft lançou uma ferramenta de remoção chamada Microsoft Security Essentials que só funciona em Windows licenciados. Esta realmente funciona e elimina o Sality.

Business Inteligence


No mundo de hoje nunca foi tão fácil obter informação. O problema é sua quantidade.

O termo Business Intelligence (BI), pode ser traduzido como inteligência de negócios, e diz respeito ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte à gestão de negócios, informações normalmente contidas em um repositório conhecido como Data Warehouse ou Data Mart, - dependendo da abrangência.

Um bom sistema de BI sempre será baseado em uma tríade: negócio, gerência responsável e TI – uma demanda do negócio poderá ser gerenciada através da análise de informações organizadas pela Tecnologia da Informação. BI faz parte do projeto de modernização da SRE!

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Politec News destaca o Amapá


Com o título “Soluções inovadoras na linha do Equador”, a edição 149 de junho/2010, do periódico nacional Politec News, acaba de destacar o Amapá e retratar a experiência da Equipe Politec Macapá na superação dos desafios regionais e consolidação no norte do País com a sustentação do sistema SIAT. 

Para nós, colaboradores da Politec no Amapá, é uma honra  observarmos nossa história relatada no Politec News  e uma satisfação vermos nosso BLOG - um esforço editorial que vai além de nossa habilidade técnica profissional - divulgado na rede  informativa Politec como uma iniciativa de publicidade local de nosso trabalho junto a SRE.  

Redes Sociais



Solução ou problemas corporativo? O uso das redes sociais no ambiente profissional ainda divide opiniões. Alguns alegam que a utilização dessas ferramentas provoca perda na produtividade do profissional. Já outros enxergam nas redes de relacionamento uma forma de ampliar setores da empresa, turbinar a inteligência organizacional e utilizá-las como eficiente instrumento de trabalho.

Uma recente pesquisa divulgada pela Manpower, multinacional especializada em recursos humanos, revelou que as empresas brasileiras são as que mais exercem controle sobre o uso de mídias sociais no trabalho pelo mundo.

De acordo com o estudo, 55% das companhias do Brasil têm alguma política nesse sentido, contra apenas 20% da média global. Outro dado revelado na pesquisa apontou o setor de finanças como à área que mais controla os empregados (81%), seguido de transportes (65%) e administração pública e educação (58%).

Entre os fatores mais apontados pelos recrutadores entrevistados na pesquisa que se posicionaram contra o uso dessas ferramentas no ambiente profissional, estão: resguardar a reputação da empresa, proteção das informações confidenciais das companhias e, escolhido como a principal razão, a perda de produtividade entre os funcionários.  Leia mais

Cursos de Nivelamento


Uma preocupação da SRE no ingresso de novos funcionários seja através de contratação, estágio ou transferências é o repasse do conhecimento sobre o seu negócio. Fazer com que o novo colaborador tenha uma visão global da organização e seus produtos. Novos funcionários ainda não passaram pelo processo de aculturamento, e ter a macro visão do negócio ajuda na compreensão das metas organizacionais e das suas próprias metas de desempenho. Essa medida impacta grandemente em resultado. Foi com esta perspectiva que no mês de agosto foram formadas 2 novas turmas  - já encerradas - no Curso de Nivelamento de Negócios com o apoio da consultoria da Politec. Parabéns SRE por mais esta iniciativa.

Sistemas Legados



Hoje em dia é crescente a demanda pela modernização de sistemas já em produção e, para a grande maioria das empresas, migrar um sistema enquanto ele ainda se encontra em produção pode ser um processo bastante complexo. Mesmo depois de todas as novidades tecnológicas nos últimos anos, ainda existem muitos sistemas desenvolvidos com tecnologias antigas e mesmo novas, muitas vezes ultrapassadas e obsoletas, associadas ou não a sistemas mal construídos, denominados sistemas legados.

O problema do bug do ano 2000 funcionou como um excelente indicador para o fato de que não podermos nos esquecer do grande número de sistemas ainda em produção, e que são importantes para a empresa, apesar da tecnologia adotada. Não se pode simplesmente descartar estes sistemas e é muito difícil migrar sistemas legados rapidamente para novas plataformas. Mais ainda. As regras de negócio que regem qualquer empresa são muito complexas para poderem ser modeladas e remodeladas em poucos meses e em seguida automatizadas. Isto porque a maior dificuldade em desenvolver sistemas não é escrever código nesta ou naquela linguagem, mas entender o que o sistema deve fazer.

Atualmente o foco são sistemas WEB, com todos os prós e contras que podem ser ponderados em qualquer solução tecnológica, principalmente no que tange a substituição de sistemas legados.

Um sistema baseado na web reduz significativamente o custo de manutenção e amplia o escopo de sua utilização. Não exigem os mesmos recursos de hardware e comunicação de dados de uma aplicação comum baseada na tecnologia cliente-servidor. Se bem construído é um software de alta disponibilidade, uma vez que pode ser acessado de qualquer computador com acesso à internet.

Secretaria homenageia Dia dos Pais

A Secretaria da Receita Estadual do Amapá ofereceu, em 06 de agosto, sexta-feira que antecedeu o domingo festivo em homenagem aos pais, uma série de atividades lúdicas aos seus servidores, objetivando a antecipação dos votos de felicitação aos pais da SRE, através de um momento de interação funcional oferecido pelo órgão, que contou com café da manhã, massoterapia, quiropraxia, auriculoterapia e aferição de pressão arterial. Na oportunidade o Secretário Arnaldo Filho proferiu discurso enaltecendo a importância da paternidade no seio familiar e no desenvolvimento do cidadão dentro da sociedade.