quarta-feira, 22 de setembro de 2010

PMI no Projeto Amapá

Com vistas à futura promoção de melhorias no gerenciamento do Projeto Amapá, a equipe Politec vem desenvolvendo em conjunto com servidores da COTEC/SRE - desde maio de 2010 - um memorial de planejamento a ser executado no projeto com práticas do PMBOK.

Da esquerda para a direita: Carlos Clayton (SRE), Marcos Soares (Politec), Paulo Cosmo (Politec), Osvaldo Pacheco (Politec), Pamela Maia (Politec), Evandro Valente, (Politec), Luciane Parucker (Politec), Alexandre Sousa (politec), Lielson Bacelar (SRE), Dionever Pereira (politec), Fernando Vieira (politec), Larissa Lobato (Politec) e Debora Homobono (SRE). Foto Wellington (Politec) 



Com vistas à futura promoção de melhorias no gerenciamento do Projeto Amapá, a equipe Politec vem organizando, desde maio de 2010, um documento de planejamento com práticas do PMBOK, em conjunto com servidores da COTEC/SRE.

Estabelecido em 1969 e sediado na Filadélfia, Pensilvânia EUA, o Project Management Institute (PMI) é a principal associação mundial sem fins lucrativos em Gerenciamento de Projetos.

O PMI tem como objetivo promover e ampliar o conhecimento existente sobre gerenciamento de projetos assim como melhorar o desempenho dos profissionais e organizações da área.

O PMI também edita o Project Management Body os Knowledge (PMBOK) e oferece diversas certificações. O PMBOK é um conjunto de práticas em gestão de projetos ou gerência de projetos, publicado pelo Project Management Institute (PMI).

Estas práticas são compiladas na forma de um guia, chamado de Guia do Conjunto de Conhecimentos em Gerenciamento de Projetos, ou Guia PMBOK.

O guia é baseado em processos e subprocessos para descrever de forma organizada o trabalho a ser realizado durante o projeto.  Os processos descritos se relacionam e interagem durante a condução do trabalho e a descrição de cada um deles é feita em termos de Entradas (documentos, planos, desenhos etc.), Ferramentas e técnicas (aplicadas as entradas) e Saídas (documentos, produtos etc.).

A versão 2004 do guia cita 44 processos agrupados em cinco grupos e nove áreas de conhecimento ou dimensões de atuação no projeto, representadas em Gerências de: Integração, Escopo, Tempo, Custos, Qualidade, Recursos Humanos, Comunicação, Riscos e finalmente, Aquisições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário