quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Metodologias Ágeis


Um das grandes temáticas que se apresenta no desenvolvimento de software é o resultado esperado, em detrimento do esforço despendido de equipes para solucionar demandas na construção de sistemas de informática. A pergunta que sempre fazemos é: desenvolvimento direcionado a processos ou a pessoas? No primeiro, o foco é seguir etapas e padrões pré-definidos, moldando as pessoas à diretiva do projeto. Já no segundo, se repassa a equipe o resultado esperado e ela mesma define qual o melhor caminho a ser trilhado para atingir o resultado aplicando conceitos básicos de gerenciamento de projetos. Metodologias ágeis são assim.

Métodos aplicados ao desenvolvimento de software com foco único no resultado final, através do menor caminho possível com a potencialização da atividade em equipe. Para ser realmente ágil, a metodologia aplicada deve aceitar a mudança, ao invés de prever o futuro. As características comuns das metodologias são: comunicação forte, desenvolvimento interativo e incremental, redução de produtos intermediários com a ausência de documentação extensiva, valorização do trabalho em equipe e finalmente a manutenção da qualidade a qualquer preço.

Nem todos os projetos comportam a aplicação de 100% da metodologia ágil, porém pode-se sim utilizar-se dela para acelerar a construção do produto, funcionando como uma espécie de “framework” do projeto. Ainda não temos uma massa significativa de projetos utilizando métodos ágeis, o que dificulta muito a comprovação de sua eficácia, mas o que temos vivido na prática nos demonstra que os resultados são animadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário