quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Equinócio no Marco Zero


Nos últimos anos, cada vez com maior intensidade e diversificação cultural, o Estado do Amapá realiza uma série de atividades comemorativas no Monumento Marco Zero do Equador, em razão da transposição do Sol entre os dois hemisférios, duas vezes ao ano, momento denominado pelos Astrônomos de Equinócio. Em março e setembro, dezenas de pessoas se reúnem no Monumento para contemplar visualmente a projeção luminosa que o sol imprime na linha do equador, através da passagem de seus raios pelo obelisco do Monumento. Dia 23 de setembro está chegando e isso poderá ser melhor observado. 


A palavra Equinócio, deriva do latim (aequinoctium) e significa “noite igual”. Refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. Astronomicamente isto se dá quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde o Sol parece estar situado exatamente na intersecção  do círculo do Equador Celeste com o círculo da Eclíptica.

Durante nosso calendário anual, o Sol transpassa a Linha do Equador em dois períodos distintos, delimitados pelo intervalo de seis meses. O Equinócio Vernal (21/03) assinala a entrada da primavera no hemisfério norte e do outono no hemisfério sul. Para os Astrólogos marca o início do Zodíaco, com a entrada do Sol no Signo de Áries. É quando o Sol, passa do hemisfério sul para o hemisfério norte. Já o Equinócio Outonal (23/09), marca a entrada do outono no hemisfério norte e da primavera no hemisfério sul, chamado também de “Ponto de Libra” para os Astrólogos, instante em que o Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul.

Por falar em Marco Zero, cabe uma pequena lembrança de como era a referência a Linha do Equador, antes da construção do Monumento do Marco Zero. Como pode ser observado na imagem a seguir, a marcação da linha do equador acontecia em nível com a rua, na rotatória que hoje está incorporada a área do Monumento.

 

E já que o assunto é equinócio, não poderíamos deixar de apresentar o solstício. A Palavra Solstício deriva do latim, sol + sistere (solstitium), que significa parado, imobilizado. Está associada à idéia de que o Sol estaria como que estacionário. Marca a época do ano em que o Sol, no seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o máximo afastamento angular do Equador.

É considerado Solstício de Verão (22/06) no hemisfério norte e de inverno no hemisfério sul, quando o Sol ingressa a 0º do Signo de Câncer, momento que o Sol alcança sua máxima declinação norte, 23º27'. No dia do Solstício de Inverno (21/12) no hemisfério norte e de verão no hemisfério sul, marca a entrada do Sol no Signo de Capricórnio, momento que o Sol alcança sua máxima declinação sul, 23º27'. O Sol “imobiliza” seu movimento para o sentido norte e começa a dirigir-se na direção do hemisfério sul.

Vale lembrar que como as estações do ano são opostas nos dois hemisférios, as denominações se invertem. E também, que poderá haver variação de um ou dois dias nas datas descritas. Observe o quadro a seguir e conheça o equinócio e solstício:


Nenhum comentário:

Postar um comentário