quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Banda Larga, Primeiros Passos

Por Marcus Vinícius

Uma pesquisa divulgada pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) revela que a internet banda larga só chegou a apenas 12 milhões de domicílios (21%) brasileiros. No Amapá apenas (1%) dos municípios possuem o serviço, mas este panorama tende a mudar nos dias atuais.

Hoje com o avanço das tecnologias para internet, nos vemos em um mundo que necessita de velocidade e segurança, algo como a internet banda larga. No Norte e Nordeste, alguns estados têm uma porcentagem alta de municípios com acesso à banda larga, mas ela ainda chega a poucos domicílios. Em Rondônia, por exemplo, 96,2% das localidades têm estrutura de banda larga, no entanto, das mais de 450 mil residências, apenas 72.886 têm o serviço. No Amapá e Roraima não chegam a 1% no número de municípios com internet banda larga, e nos estados de Amazonas, Maranhão, Pará e Piauí existe o serviço em apenas 5% das localidades. O que podemos atribuir para esta baixa taxa de banda larga no Estado do Amapá?

Existem muitos detalhes e pontos a serem levantados para a implantação de banda larga em um estado, no Amapá muitos são os problemas encontrados, começando pela natureza de nossa localização, estamos isolados no ponto de vista geográfico, somos cercados pelo Rio Amazonas, e para que exista comunicação com os pontos de distribuição da banda larga, trabalhos improváveis teriam que ser iniciados, de tão improváveis se tornariam caros demais para um investimento seguro.

Felizmente grandes pensadores iniciaram os primeiros passos, pequenos sim, mas que incluíram a banda larga no estado do Amapá. Contratos foram fechados com o estado vizinho Pará, e através de torres instaladas até as redondezas do município de Breves – PA, a banda larga é distribuída ao estado do Amapá.

Na capital Macapá – AP, apenas alguns bairros da cidade possuem a cobertura do serviço, por isso muito ainda tem que ser feito, incentivos do governo são importantes para que no futuro possamos usufruir da banda larga tão comumente como estados do sul do Brasil que possuem em média 98% de cobertura banda larga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário