Por Paulo Cosmo
Bacharel em Direito, Especialista em Direito Civil e Processual Civil, Mestre em Direito Ambiental e Políticas Públicas e à frente da Secretaria da Receita Estadual desde final de 2008, o Secretário Arnaldo Santos Filho (46) fala da relação profissional entre a SRE e a POLITEC e de seu contentamento nesse entrosamento institucional durante seus anos de gestão:
“Ao longo dos dois últimos anos estivemos a frente da Secretaria da Receita Estadual enfrentando os desafios comuns a qualquer função de gestão pública, agravado, no nosso caso, pela crise que impactou fortemente as transferências da união para um estado ainda muito dependente, mas principalmente pela exigência que sofremos em relação a necessária busca da elevação da arrecadação por esforço próprio, visando, primordialmente, a mitigação do impacto da redução das receitas do FPE e de outras fontes federais.
Nesse cenário de incertezas e dificuldades, a participação da empresa POLITEC como parceira no enfrentamento da crise que assolou nosso estado foi fundamental, especialmente em relação às manutenções do SIAT e ao desenvolvimento de produtos, que possibilitaram a SRE contribuir com um desempenho satisfatório para que a arrecadação do estado do Amapá não sofresse maiores abalos.
Inicialmente a POLITEC fora contratada para atender as necessidades da Secretaria em relação a prestação de serviços técnicos na área da Tecnologia da Informação envolvendo: Análise de Processos, Projeto e Administração de Bases de Dados, Projeto e Análise de Sistemas, Programação de Computadores, Testes, Documentação e Treinamento, destinados à realização das atividades de Manutenção Corretiva, Adaptativa e Evolutiva para o SIAT (Sistema Integrado de Administração Tributária), nos termos da Concorrência Pública nº 001/2007 realizada pela Secretaria da Receita Estadual. A expectativa foi superada em muito. Além dos serviços contratados, podemos afirmar hoje que ganhamos respeito, competência e qualidade, através dos serviços desenvolvidos pela POLITEC.
Apesar da complexidade no gerenciamento de um sistema tributário, é inegável que este deve ser disponibilizado de forma clara e objetiva para a sociedade, através de mecanismos de gestão transparentes e eficientes. A Secretaria da Receita Estadual necessita de um sistema informatizado com fatores humanos integrados ao processo. A inter-relação de componentes humanos e de tecnologia de informação tem um objetivo com resultado esperado de um sistema de informação que supra a necessidade da organização e geração de informações.
Nesse aspecto, é indiscutível no âmbito desta Secretaria a relevância dos serviços prestados pela POLITEC. Além disso, devo destacar que os técnicos da POLITEC passaram a fazer parte da nossa família profissional, com uma atuação que se destaca muito além do que a de uma mera prestadora de serviço, simbolizada pelo engajamento de seus profissionais nos assuntos da sociedade amapaense, tais como programas voltados para a solidariedade ao próximo (como o natal solidário), ao meio ambiente e eventos sociais.
Dessa forma, presto aqui minha homenagem a conduta dos profissionais da POLITEC, bem como firmo meu agradecimento pelo trabalho técnico desenvolvido pela empresa nesse período de dois anos de gestão em que estive a frente da Secretaria da Receita Estadual.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário